softwarelivrenoestado.com.br

commit 798374e1cc7d95c558f75d708f1667fb060ef6a9

Author: Pedro Lucas Porcellis <pedrolucasporcellis@gmail.com>

First version of the manifesto

 MANIFESTO.md | 36 ++++++++++++++++++++++++++++++++++++


diff --git a/MANIFESTO.md b/MANIFESTO.md
new file mode 100644
index 0000000000000000000000000000000000000000..0f1d03fb81155ca66857651833edec8d8da047e4
--- /dev/null
+++ b/MANIFESTO.md
@@ -0,0 +1,36 @@
+# Empresa Estatal deve usar Software Livre
+
+## Porque?
+
+Empresas estatais, tais quais a SERPRO, Dataprev, PROCERGS, e afins devem utilizar software livre, tanto na sua infra-estrutura quanto na suas operações.
+
+Software livre, é inquestionavelmente superior, por diversas razões.
+O Software livre respeita as liberdades essenciais, como direito de usar o software, de acessar o código fonte para estudar, modificar e compartilhar. Permitindo um ciclo de colaboração mais transparente.
+
+### Auditável
+
+O Software livre permite que todo o código fonte do programa seja estudado, permitindo assim que um programador (ou até mesmo o público) possa verificar se ele funciona da forma que ele diz que funciona.
+
+### Seguro e Privado
+
+Segurança não pode ser definida em termos de confiança. Privacidade e Segurança é matemática. Ela tem que ser provada e não através de promessas. A auditabilidade do software livre permite que se verifique e prove por A mais B que o software realmente não manipula as informações.
+
+### Éticamente Responsável
+
+O Software livre é construído de forma colaborativa e além de respeitar os direitos dos usuários, poder ser auditável e seguro, permitindo que ele nunca desvie dos seus propósitos.
+
+### Modificável
+
+O software livre sendo modificável, permite que qualquer cidadão possa ajudar a construir ele, estudando seu código-fonte e removendo quaisquer comportamento indesejavel. Isso significa processos mais transparentes e uma diminuição nos custos, afinal pode-se utilizar de outros softwares livres já construídos, verificados e utilizados pela comunidade e diversas outras empresas e organizações, não necessitando reinventar a roda.
+
+### Opções 
+
+Uma das premissas trazidas pelo software livre é justamente de se a abordagem e a implementação for ruim ou inferior, poder modificar ou utilizar-se da implementação como base para uma versão superior. Permitindo e estimulando uma comunidade ativa e viva com diversas opções e implementações com suas particularidades. Além de não gerar um efeito de "vendor lock-in", quando um software utiliza de técnicas que _prendem_ o usuário a uma versão, através de incompatibilidade de formatos, travas de dados, etc.
+
+## Certo, mas essas empresas não podem escolher?
+
+Essas empresas, são, acima de tudo empresas estatais e construídas com o dinheiro público de contribuintes através de impostos. Essas empresas serem estatais, permitem que elas trabalhem em defesa dos interesses da população e em tempos como o que vivemos hoje é simplesmente inadimissível que essas empresas sejam transferidas para a esfera privada, ainda mais após as constantes situações de invasão de privacidade dos grandes monopólios como Facebook e Google.
+
+Os documentos do WikiLeaks também nos mostram que devemos focar na defesa da nossa soberania nacional e a única forma de fazer isso é através de software livre, afinal o software livre permite que todo código seja auditável e quaisquer tipo de comportamento indesejado pode ser removido ou modificado de forma a servir os interesses de quem utiliza-o, algo que não se pode garantir através do software proprietário.
+
+